Os cosméticos fermentados estão ganhando cada vez mais espaço na indústria. Motivos não faltam, afinal, esses produtos têm maior concentração de nutrientes e antioxidantes, contribuem para o reequilíbrio e hidratação da pele e dos cabelos, além de serem naturais e sustentáveis.
Quando associados a frutas vermelhas, os benefícios dos cosméticos fermentados são ampliados. Isso porque, além do poder antioxidante, as frutas vermelhas são ricas em vitamina B, magnésio e cálcio, que combatem o envelhecimento das células do corpo. Além disso, também absorvem os nutrientes das funções metabólicas e ajudam a regular a energia no corpo.
Unindo o poder da fermentação e das frutas vermelhas, a Greentech desenvolveu os Ferment’Actives, uma linha com três ingredientes naturais potencializados através da fermentação, para a formulação de produtos skin e hair care, que já está disponível no Brasil.
Conheça mais sobre os cosméticos fermentados e os Ferment’Actives da Greentech Brasil.
Como o próprio nome diz, esse tipo de cosmético é oriundo da fermentação. O processo utiliza microrganismos vivos para fermentar uma matéria-prima vegetal (como plantas, flores, frutas) e, assim, gerar um novo ingrediente. Após fermentada, essa matéria-prima se transforma em um ativo mais rico, mais eficaz e com maior concentração de nutrientes.
Com a expertise em biotecnologia, a Greentech tem um processo de fermentação que melhora os materiais vegetais, utiliza ingredientes provenientes de biomassa e cria metabolitos de interesse. Por meio deste processo, a companhia desenvolveu os Ferment' Actives.
A linha é composta pelo Ferment’Active Goji®, Ferment’Active PomeGranate® e Ferment’Active Raspberry®. Veja os detalhes e tipos de uso de cada um:
Ferment' Active Goji®, com suas concentrações ultraelevadas de polifenóis e flavonóides, poderoso antioxidantes e agentes anti-radicais, retém os radicais livres e previne o estresse oxidativo nas estruturas celulares. As defesas da pele contra as agressões ambientais (poluição, radiação UV, tabagismo, etc.) são reforçadas.
O Goji foi selecionado por ser uma das frutas com maior valor antioxidante. O processo de fermentação específica potencializa a disponibilidade das moléculas ativas de polifenóis e flavonóides: sua concentração é 3,3 vezes maior do que com extrato de goji obtido por extração convencional.
Em relação à aplicação, o Ferment’Active Goji® é indicado para formulação de cosméticos skin care:
Ainda em skin care, há o Ferment’Active PomeGranate®, voltado para cuidados anti-idade e antioxidante. O processo de fermentação biotecnológica da Greentech superativa as propriedades da romã, fazendo com que o novo ativo tenha até x1.5 potencial antioxidante.
O Ferment’Active PomeGranate® reforça as defesas da pele contra as agressões ambientais, a pele se defende também contra o envelhecimento prematuro e as marcas da idade são retardadas. Assim, essa solução é indicada para cuidados protetores, contra a idade e cuidados solares.
Extraído da framboesa e enriquecido por fermentação, o Ferment’Active Raspberry® é 38 vezes mais rico em ácido lático que o extrato de framboesa comum. Assim, esse potente ativo regenera a epiderme e o cabelo, além dar mais brilho e iluminação.
O mecanismo de atuação do Ferment’Active Raspberry® tem poder concentrado em AHA, esfolia suavemente a camada córnea e estimula a renovação celular.
Desta forma, essa solução é indicada para a formulação de cosméticos skin care voltados aos cuidados contra idade e produtos iluminadores. Em hair care, o Ferment’Active Raspberry® é voltado para produtos que devolvem o brilho aos fios.
Ainda tem dúvidas se sua indústria deve desenvolver cosméticos com ingredientes fermentados? Conheça algumas das vantagens de processos fermentativos:
A fermentação de extratos resulta em compostos novos ou idênticos à natureza que não podem ser obtidos por síntese convencional ou em quantidade suficiente para aplicação industrial, graças ao metabolismo de microrganismos (bioconversão) e orientação metabólica.
Ingredientes fermentados oferecem maior rendimento e conteúdo em compostos ativos e também apresentam bioatividade aprimorada e/ou nova, em comparação com materiais nativos
A fermentação pode impactar propriedades organolépticas (cor, odor, sabor, textura), pode afetar a solubilidade (por exemplo, glicosilação para aumentar a solubilidade em água), estabilidade e o peso molecular, para otimizar a biodisponibilidade.
Os ingredientes fermentados são cultivados em reator, quase nenhuma ocupação de campo, fonte de carbono renovável como substrato e os processos têm uso reduzido de recursos e sem utilização de solventes.
Compostos novos ou idênticos aos naturais que não podem ser obtidos por síntese convencional ou em quantidade suficiente para aplicação industrial, graças ao metabolismo do microrganismo (bioconversão) e orientação metabólica.
Quer conhecer mais sobre Ferment' Actives e outras soluções da Greentech Brasil para a sua indústria? Entre em contato com a gente agora mesmo.
Email: contato@greentechbrasil.com
Telefone: (11) 5061-5282
Redes sociais: Instagram @Greentech Brasil e Linkedin @Greentech Brasil